Review of: Ovo
Por, Lucy:
Lucy

Reviewed by:
Rating:
5
On 19/01/2009
Last modified:26/08/2012

Summary:

Ovo

Ovo propriedades, composição e estrutura.

Ovo é um corpo unicelular, formado no ovário ou oviduto contendo protoplasma, vesículas germinativas e envoltório e nutrientes essenciais para nutrir o gérmen da espécie.

Composição quimica:

Tanto de aves como de tartarugas e peixes são ótimos alimentos contendo proteínas essenciais na alimentação humana, mais usados são de galinhas: peso (mais ou menos) 0,50 g, onde 0,35 g é de clara, 0,4 g de proteínas e vitamina B²; em 15 g de gema 0,6 g é de gordura, 0,2 g de proteínas e vitaminas ADEK e B, além de cálcio, ferro e enxofre.
Casca: Contém substância orgânica (escleroproteína e colágeno) e minerais (carbonato de cálcio de magnésio). É porosa e permite o intercâmbio do ar interno e externo

Estrutura do ovo:

Fresco: clara espessa, gema redonda e fixa no centro, membranas internas e externas fixa à casca.

Modificação após postura:Fresco tem uma reação ligeiramente ácida dada pelo CO² que se solubiliza na clara. O ovo ao envelhecer, parte do co2 sai pela porosidade da casca, permitindo a entrada do ar externo, tornando-o alcalinizado. o ar deposita-se entre as duas membranas e constitui a câmera de ar aumentada; com isso a medida que o ar entra, a clara perde seu espessamento e a gema vai sendo deslocada para o lado (rompem-se as chalazas). Em casos extremos a membrana vitelina rompe-se e a gema mistura-se a clara.

Maneiras de reconhecimento do ovo fresco:

  1. Pela casca: novo casca porosa e seca, Velho: casca lisa , fina, brilhante com linhas cinzas.
  2. Por imersão: colocar o ovo em um copo com água: novo vai para o fundo do copo, Velho fica boiando na água, devido a câmera de ar aumentada.
  3. Partindo-o numa superfície plana parte-se o ovo, verificar se a gema está centralizada e se a clara e a gema estão firmes.
  4. Sacode-o caso faça barulho estará velho (devido ao aumento da câmera de ar).

Propriedades:

Clara: contém albumina, conalbubina, ovoglobulina e ovomucóide.
Gema: contém ovovitelina (fosfoproteína), que combina com a lecitina e formam as lecitoproteínas responsáveis por reações características da gema durante a cocção. A gema possui pigmentos, xantofila, caroteno, a concentração depende da qualidade do ovo. O ovo tem ação estabilizadora.

Valor nutritivo:

O ovo é um alimento de alto valor biológico, substitui a carne, é de fácil digestibilidade em preparações corretas, usado em diversas preparações.

Pesquisas para este post:


1 Commentario(s)

By: Fernanda on 11/03/2011

o que eu faco se preciso dos nutrientes do ovo, mas nao gosto de ovo, nem omelete, nem cozido, nada. tem algum alimento que eu possa substituir?
obrigada

Commentarios RSS TrackBack Identifier URI

Desculpe, comentarios para este post estão fechados.